_____________________________________________________________________________________
Dia 19/08/2008
Aprendi que o termo "burocracia" teve, quando foi criado, um sentido bom, aliás, muito bom.
A Administração Pública burocrática, quando apareceu, foi para substituir a Administração patrimonialista (que existia nas monarquias absolutas). Na Administração patrimonialista os patrimônios público e o privado eram confundidos, e era comum a prática deliberada de nepotismo e de troca de favores. Então, para se controlar e evitar essas práticas, foi criada a Burocracia.
O problema é que esse tipo de Administração se mostrou mais lenta e cheia de rigor (o que não é, inerentemente, ruim, se se objetiva evitar práticas lesivas ao patrimônio que é de todos).
_____________________________________________________________________________________
Dia 18/08/2008
Como sabem, estou estudando os Clássicos neste semestre do curso de Letras, especificamente Aristóteles. Hoje iniciei também um curso no IBL, sobre Gestão Administrativa no Setor Público. E vi que, às vezes, tudo se entrelaça. Muito legal!!
Aprendi ontem que entre as influências na história da Administração estão "filósofos como o grego Sócrates, que analisou a Administração como a habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência; o seu discípulo Platão, que expôs os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento cultural e social dos gregos; e
Aristóteles, discípulo de Platão, que abriu a perspectiva do conhecimento humano, dando o impulso inicial à filosofia, cosmologia, nosologia, metafísica, ciências naturais e lógica."
Nesse ponto, parei! Epa! O que é cosmologia? O que é nosologia?
Ainda bem que existem dicionários:
Nosologia - ramo da medicina que estuda e classifica as doenças.
Descrição, definição e estudo das doenças em todas as suas circunstâncias.
Cosmologia – análise dos vários tipos de movimento, mudança (passagem da potência ao ato – realização de uma potencialidade).
Metafísica - Examina o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de alguma qualidade especial que se tenha. Também aborda os diferentes tipos de causas, forma e matéria, a existência dos objetos matemáticos e Deus. O objeto de investigação da Metafísica não é qualquer ser, mas do ser enquanto ser.
Em seu livro, Metafísica, Aristóteles definiu as quatro causas:
Causa formal - É a forma ou essência das coisas.
Causa material - É a matéria de que é feita uma coisa.
Causa eficiente - É a origem das coisas.
Causa final - É a razão de algo existir.
_____________________________________________________________________________________