Ana Carolina

Ana Carolina
11 meses

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sobre Colas em Provas


Segundo Gilberto Dimenstein, uma escola da Austrália liberou a cola, mas liberou geral. O aluno pode até usar o celular para perguntar a resposta a alguma questão, e coloca na prova, desde que coloque a fonte também. Segundo ele (o Gilberto), é a escola percebendo que o que vale, nesta época de tanta informação, é o aluno saber onde buscar o que precisa saber.

Bem, os alunos a quem tive o privilégio de ajudar a aprender matemática, são prova de que eu colocava a "cola" no quadro. Colocava a fórmula, porque para mim "decorar fórmula" não é sinônimo de se saber matemática. Saber utilizar e como utilizar é que é o "barato". Mas, assumo: exigia a decoreba de tabuada. Ainda não mudei de idéia. Acredito que o exercício do cérebro para decorar a tabuada é bom. Ajuda a desenvolver as células. E mais: a economia de tempo para as outras coisas mais importantes que é preciso fazer com a tabuada justifica decorá-la.

De qualquer modo, o método de incentivo para que os alunos decorassem a tabuada foi muito eficaz em todas as séries. Espero que esses garotos e garotas que um dia participaram das aulas não me odeiem muito por fazer isso com eles.. rs

Número de telefone e portabilidade

Desculpem os que são bem-informados. Descobri hoje que, a partir do mês que vem e até o próximo ano, as operadoras vão se programar para que, ao cliente mudar de operadora (fixo ou móvel), ele possa preservar o mesmo número.

Acho que é uma excelente medida.

Porém... já li que a operadora vai poder cobrar uma taxa para isso. Espero que a concorrência anule essa medida.

Quer dizer: aquela "mão-de-obra" de ter que avisar todo mundo que o número mudou, vai acabar. Mas ... como tudo na vida, tem o outro lado: sabe aqueles números que a gente cadastra para a cobrança ter tarifa especial? É bom ficar esperto.. se o número cadastrado for para outra operadora, é claro que o trato fica desfeito. E se estivermos acostumados a pagar nada pela ligação, ou preço especial, é bom prestarmos atenção!!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O que aprendi hoje

_____________________________________________________________________________________

Dia 19/08/2008
Aprendi que o termo "burocracia" teve, quando foi criado, um sentido bom, aliás, muito bom.

A Administração Pública burocrática, quando apareceu, foi para substituir a Administração patrimonialista (que existia nas monarquias absolutas). Na Administração patrimonialista os patrimônios público e o privado eram confundidos, e era comum a prática deliberada de nepotismo e de troca de favores. Então, para se controlar e evitar essas práticas, foi criada a Burocracia.

O problema é que esse tipo de Administração se mostrou mais lenta e cheia de rigor (o que não é, inerentemente, ruim, se se objetiva evitar práticas lesivas ao patrimônio que é de todos).
_____________________________________________________________________________________
Dia 18/08/2008
Como sabem, estou estudando os Clássicos neste semestre do curso de Letras, especificamente Aristóteles. Hoje iniciei também um curso no IBL, sobre Gestão Administrativa no Setor Público. E vi que, às vezes, tudo se entrelaça. Muito legal!!

Aprendi ontem que entre as influências na história da Administração estão "filósofos como o grego Sócrates, que analisou a Administração como a habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência; o seu discípulo Platão, que expôs os problemas políticos e sociais decorrentes do desenvolvimento cultural e social dos gregos; e Aristóteles, discípulo de Platão, que abriu a perspectiva do conhecimento humano, dando o impulso inicial à filosofia, cosmologia, nosologia, metafísica, ciências naturais e lógica."

Nesse ponto, parei! Epa! O que é cosmologia? O que é nosologia?
Ainda bem que existem dicionários:

Nosologia - ramo da medicina que estuda e classifica as doenças.
Descrição, definição e estudo das doenças em todas as suas circunstâncias.

Cosmologia – análise dos vários tipos de movimento, mudança (passagem da potência ao ato – realização de uma potencialidade).

Metafísica - Examina o que pode ser afirmado sobre qualquer coisa que existe por causa de sua existência e não por causa de alguma qualidade especial que se tenha. Também aborda os diferentes tipos de causas, forma e matéria, a existência dos objetos matemáticos e Deus. O objeto de investigação da Metafísica não é qualquer ser, mas do ser enquanto ser.
Em seu livro, Metafísica, Aristóteles definiu as quatro causas:
 Causa formal - É a forma ou essência das coisas.
 Causa material - É a matéria de que é feita uma coisa.
 Causa eficiente - É a origem das coisas.
 Causa final - É a razão de algo existir.
_____________________________________________________________________________________

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Comentário sobre filme

Mais Do Que Você Imagina

Fui ver hoje o filme que tem o título "mais do que você imagina" e fiquei sem a mínima idéia de por quê o título foi traduzido assim. Em inglês, "my mom's new boyfriend".

A sinopse parecia legal, eu pensei que ia passar um tempo com uma diversão leve e boba, mas fui surpreendida. Terrivelmente!

O filme não tem nada de bom, além "do" Antônio Banderas, mais gato e sexy do que sempre. Não tem história, não tem graça, tem gritos fora de hora, tem humor inadequado, tem falas burras e é irreal.

O pior mesmo é Meg Ryan. Ou pior: a atriz que fez o papel de Meg Ryan. Alguém fez um arremedo dela, poxa... Todas as vezes em que vejo a Farrah Fawcett fico condoída pela mulher linda que ela foi um dia, por ver que o desespero patético por preservar a beleza a fez ficar tão artificial que dá constrangimento em olhá-la. Mas jamais esperaria ver a Meg Ryan do mesmo jeito! O que foi que fizeram com a face dela??? Parecia filme de terror. De segunda! Não dava para prestar atenção no filme. Ela devia processar o médico que fez isso com o seu rosto. E olha que ela não deve ser assim tão velha a ponto de precisar arrumar o rosto. Afinal, ela fazia o papel de uma mãe de um rapaz de seus 30 anos.. então, umas ruguinhas seriam aceitáveis.

Talvez ela tenha feito de propósito, porque no filme ela era uma ex-gorda que tinha e emagrecido, então "talvez" a plástica tenha sido falsa?? Se for assim, ela vai reaparecer linda e com as ruguinhas naturais de sua idade??? Espero que sim.

Mas nada salva esse filme. Perdi alguns reais e tempo precioso! Recomendo NÃO.

domingo, 17 de agosto de 2008

Decepções

O sábado foi gostoso, com a imagem de um brasileiro no pódium, trazendo a primeira medalha de ouro destas Olimpíadas para o Brasil.
Revi a cena muitas vezes, me emocionei com o choro emocionado do Cielo (virou íntimo meu ... falo sobre ele como se o tivesse conhecido a vida toda)..

Assistir aos jogos dá uma sensação de "os brasileiros não se esforçam, não conseguem nada, mesmo" .. ou então "não há incentivo para os nossos jogadores, do governo" ..
Para comprovar que o Brasil não é mesmo o país dos jogos olímpicos, hoje acordei cedinho para ver nossos queridos garotos caírem, perderem o sonho de medalha por um passo em falso.

Pera aí! Eu queria vê-los ganhando medalha de ouro para quê? Queria ver o Brasil no topo da lista de medalhas para quê? Para me sentir orgulhosa de ser brasileira?

Já sou bastante orgulhosa de ser brasileira. E mais: não incentivei minha filha a competir, porque, por mais que ache bonito ver, assistir aqueles jovens incríveis, não gostaria que ninguém de minha família passasse pelo sacrifício que eles tiveram que passar.

Acredito que não seja da índole do brasileiro a disciplina férrea que impõe uma vida de sacrifícios em prol de um momento de glória. Somos alegres, gostamos de viver. E viver, para nós, envolve estudo, trabalho, mas lazer e momentos de descanso.

Esta semana vi um e-mail mostrando crianças pequeninas machucadas, chorando e sendo obrigadas a fazer ginástica. Mas, mesmo que quisessem, a vontade de uma criança de cinco anos pode ser moldada e "ela vai pensar que quer".. Será que ela prefere isso mesmo para sua vida?

Ontem, o Cielo disse que "valeu todo o sacrifício que fez para aquele momento que estava vivendo". Ainda bem para ele!! Fico feliz por ele. Será que valeu para os que deixaram de conquistar por apenas um segundo, um bater de mão na parede da piscina, por um passo fora de uma linha?

As uvas estão verdíssimas para mim. Concordo! Vou continuar assistindo e torcendo muito pelos brasileirinhos e brasileirinhas lá. Mas com uma nova perspectiva!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Descobri um dos segredos da beleza !!!

Saiu na BBCBrasil.com (17h41 GMT (14h41 Brasília)

Álcool 'torna as pessoas mais bonitas'. Sob o efeito da bebida as pessoas começam a achar os outros mais bonitos, segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, e publicado na revista New Scientist.

Oitenta e quatro alunos heterossexuais participaram da experiência, e beberam o equivalente a um copo de 250 ml de vinho para uma pessoa de 70 kg. Depois de 15 minutos, analisaram fotos de pessoas da sua idade, de ambos os sexos.

Tanto os homens como as mulheres que haviam consumido álcool avaliaram as pessoas retratadas como mais atraentes do que os participantes que não tinham ingerido álcool.

...................................

A partir de agora, primeiro encontro só com uma taça de vinho .. hehe

Fake




Abertura da Olimpíada de Pequim - Lin Miaoke dublando a menina de baixo, Yang Peiyi, com voz perfeita, mas aparência não aprovada para a "imagem" que os oficiais queriam passar do país.

Como será que a garotinha de sete anos se sentiu?

Agora se sabe que as pegadas cena maravilhosa) e parte dos fogos também foram "fake" ...

Por fim, até a torcida é "fake" . Voluntários são contratados para "torcer" e animar os jogos em que faltam torcedores de verdade.

Muitos estão pedindo para tentarmos entender as diferenças de cultura. Estas estão difíceis de engolir ....


Fonte: http://www.timesonline.co.uk/tol/sport/olympics/article4512250.ece

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Desabafo 1 - O enxofre e a fumaça assassina !!



Sabe aquela fumaça que sai dos caminhões, ônibus e demais veículos movidos a óleo diesel?
Seu principal componente é o enxofre, que, segundo pesquisa (fontes abaixo) é cancerígeno, causa inflamação das vias respiratórias e problemas cardiovasculares.
Estima-se que as partículas emitidas pelo diesel estejam associadas à redução da expectativa de vida e a morte prematura de 10 mil pessoas ao ano, em seis capitais do país.

Na Europa, a quantidade atualmente exigida é de 10 partes de enxofre por milhão.

No Brasil, pasmem!!!:
- a gasolina comum, do tipo C, com 23% de álcool na composição, tem 100 ppm de enxofre;
o diesel, traz 500 ppm da substância nos centros urbanos e 2 mil ppm fora das grandes cidades.

Em 2002 foi aprovada uma resolução segundo a qual, em janeiro de 2009 o máximo permitido seria 50 partes por milhão. Entretanto, as montadoras já disseram que não vai ser possível.

E a nossa vida? Como fica?

Quer dizer, se nosso direito a respirar fosse respeitado, 10 mil vidas por ano (pelo menos)seriam salvas????????? Que Brasil é esse? Quem vai condenar os brasileiros que abdicam de viver aqui e vão tentar a vida nesses "paraísos" onde o direito a ter um ar limpo é observado?

Quando é que vamos nos unir e gritar pelo direito de viver?

Fontes:
http://www.ecoproducers.com/magazine/index.php?option=com_content&task=view&id=662&Itemid=32
http://www.resan.com.br/clipping_integra.asp?cd_item_clipping=2682&dt_clipping=24/10/2007&cd_clipping=1045
O Estado de São Paulo / Tribuna da Imprensa

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Viver ultrapassa qualquer entendimento

Não entendo muitas coisas e, acho, nenhuma pessoa. Mas como entenderia, se não entendo nem a mim mesma, muitas vezes?
Hoje estava pensando nisso quando me deparei com o texto abaixo:

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

Clarice Lispector

domingo, 10 de agosto de 2008

Diamante


A poesia em forma de diamante tem sete linhas:

1ª linha - uma palavra - substantivo, constrastando com a linha 7
2ª linha - duas palavras - adjetivos que descrevem a linha 1
3ª linha - três palavras - verbos relacionados à linha 1
4ª linha - quatro palavras - substantivos
dois primeiros, relativos à linha 1
dois últimos, relativos à linha 7
5ª linha - três palavras - verbos relacionados à linha 7
6ª linha - duas palavras - adjetivos que descrevem a linha 7
7ª linha - uma palavra - substantivo, que constraste com a linha 1

Que tal você me enviar a sua?
Aqui vai a minha primeira tentativa:

..................primavera
................bela, florida
.........remoça, encanta, floresce
juventude, frescor, melancolia, maturidade
..........acalma, ensina, relembra
............tranqüilo, resignado
....................outono

sábado, 9 de agosto de 2008

Conheça a Nikkie



     Minha filha vivia pedindo um cachorro. Desde que nem me lembro .. de tanto tempo que faz. Por muito tempo, a razão foi a falta de espaço. Morávamos em um apartamento onde, se entrassem mais pessoas, teríamos que sair. Assim ficamos por sete anos. Depois, fomos para um apartamento um pouco maior.. e ali ela "ganhou" o Doc Emmet, quer dizer, um labrador levado da breca.

     Como levá-lo para lá? Impossível. Saímos à caça de uma casa para levarmos nosso Doc. Após meses de procura, encontramos. Enfim, o Doc podia vir para casa conosco. Foi uma festa! Mas a Ana queria mais. Então, um domingo, fomos buscar a Nicole (Nikkie). Ela estava com os irmãos, era doce e esperta: ela escolheu a Aninha. Viemos para casa com ela.

     Essa cachorrinha me conquistou aos poucos. Nunca pensei que ficaria "boba" por uma coisinha dessas. Venho correndo pra casa do trabalho quando sei que ela está sozinha. Fico preocupada com ela e quando saio, procuro levá-la comigo. É incrível!! De manhãzinha a Carol traz a Nikkie para dentro de casa. Ela vai correndo até meu quarto, pula na cama e faz festa. Para mim !!!!! Todas as manhãs! Tem sido uma alegria conviver com ela..

Aos meus amigos

Queridos
Por meio desta mensagem eu declaro que neste momento não tenho mágoa de ninguém nesta vida. De todos aqueles com quem tive o privilégio de conviver, só guardo as boas lembranças. São muitas e enchem completamente o reservatório das minhas memórias. Não dá para ocupar espaço com coisas ruins ...
Momentos Na Vida
Clarice Lispector

Há momentos na vida
em que sentimos tanto a falta de alguém
que o que mais queremos é
tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas,
elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram,
para aqueles que se machucam, para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

www.naotempreco.com.br

Coloquei duas histórias no não tem preço. É uma promoção da Mastercard.
Bom, antes de qualquer coisa, por favor, acessa?
passos - site http://www.naotempreco.com.br/
- 1ª tela - clique em: "veja todas as histórias"
- busca geral - coloque meu nome: Marli Arado Costa
- é só aguardar.

Vou contar como tive a idéia.
Como todos que me conhecem já sabem, estamos vendendo a casa de Catanduva. É com tanta dor no coração, que pedi ao Júnior, meu irmão, que fizesse o favor de cuidar da "dor-de-cabeça" para mim, isto é: intermediar a venda e os problemas decorrentes.
Ele está fazendo isso.. e em uma de nossas conversas, disse a ele:
- poxa, meu irmão, precisa me falar quanto está gastando com os telefonemas.. e preciso pagar por todo esse trabalho. Aí, ele respondeu: - isso, não tem preço.

Realmente, não tem preço ter um irmão como "ele".

Por que?

Sobre os motivos para criar este blog.

Estou estudando literatura. De vez em quando me deparo com textos tão lindos, tão lindos, que dá vontade de partilhar com todo mundo. Então, estou aqui!