Ana Carolina

Ana Carolina
11 meses

sábado, 14 de maio de 2016

Sobre amizade, redes sociais, e política

     Já cheguei a procurar meu par ideal por meios virtuais, mesmo ciente do preconceito de que "é para perdedores". Minha razão é que virtualmente dá para se conhecer muito bem quem a pessoa é realmente, sem a capa que todos usam a maior parte do tempo. Claro que não estou me referindo aos perfis super elaborados, em que se exaltam as qualidades existentes ou não, enquanto se esconde os defeitos ou os transforma em características positivas. Pois bem. mesmo não tendo encontrado a minha alma gêmea, meu pensamento continua o mesmo.

     Hoje me peguei ensimesmada sobre o que ocorre na rede social a que pertenço. Sou feliz por ter uma coleção de amigos próximos, não tão próximos, amigos de amigos. Entre eles, pessoas queridas que fizeram parte de minha vida em alguma época, e virtualmente posso saber como estão, o que fizeram com suas vidas, ver suas famílias. Tudo cor-de-rosa!! Porém, fui assombrada nesta época de tempestade política. As pessoas, sabe-se, não deveriam discutir religião, futebol, nem política. Mas entre amigos, perdoa-se manifestações de religião, desde que não sejam contra nossos princípios morais, futebol, desde que com respeito, e política ............ aí a conversa mudou.


     Vi em minha página pessoas ameaçando outras. Amigos com quem sempre tive ótima relação postarem agressões contra quem pensa diferente!!!! Absurdo???? Mas eu também tive que me segurar e me segurei muito para não postar o que sinto sobre os políticos em quem não acredito, apenas para não acirrar ânimos de pessoas que são próximas e que têm opinião política diferente da minha. Fui me segurando até que não deu mais. Comecei a postar e pensei.. agora, seja o que Deus quiser.     Mas como aguentar que pessoas queridas pensem tão oposto do que a gente pensa? Dá uma gana de "mostrar" o quanto estão errados (!!!!)

     Chegado o momento, comecei a compartilhar o que seria menos doído para os amigos do "outro lado". Depois, pensei melhor e, em vez de excluir os amigos que poderiam se sentir atingidos, como vi um amigo ao menos fazer, personalizei minha lista de pessoas que receberiam minhas postagens. Agora me sinto à vontade para postar minha opinião, sem medo de acirrar ânimos (contra mim, reconheço). Eles sabem minha opinião, mas respeitando seus sentimentos evito enviar mensagens com minhas reações o tempo todo. 


      A conclusão a que cheguei hoje foi a de que muitos dos que estão em minha rede de amigos não eram "tão conhecidos" quando convivia diariamente com eles, como agora conheço, pelos posts que compartilham, pelas opiniões que expressam direta ou indiretamente, pelos cliques gostando ou não das postagens, pelas mensagens que enviam ou deixam de enviar. Um exemplo é relacionado à vida em comunidade de igreja, que fez parte de minha experiência desde bebê. Há aquelas pessoas com quem eu tinha contato profundo, mas com muitas outras eu tinha impressão formada com base em contatos superficiais. 


     Tive muitas surpresas ao conviver agora virtualmente. Quem eu pensava ser apenas "de esquentar banco de igreja" se mostrou  firme nas convicções, falando até demais sobre assuntos de igreja. Outro, que eu pensava ser uma grande liderança na igreja, se mostrou briguento e rancoroso com relação aos que pensam diferentemente, nada do que se prega nos púlpitos. 


Uma outra observação me parece possível. Cada pessoa dá o que tem, isto é, se mostra em cada atitude ou palavra. Pois bem, pelos posts e likes as pessoas se revelam muito, e muito mais do que se imagina. 

     De meu irmão(zinho), que é músico de alma e coração, além de pessoa consagrada a Deus, pode-se sempre esperar compartilhamento de boa música, dirigida a louvor a Deus. De minha sobrinha, que escolheu a música e ser professora como profissão, mensagens que mostram como é importante a aprendizagem musical, além de textos inspirados. Assim por diante. Tenho amigos com quem compartilho o amor aos animais. Nós temos uma comunidade não delimitada explicitamente, mas eles sabem que vou curtir e/ou compartilhar qualquer de suas mensagens. Com outros, é o amor à família. Adoramos conjuntamente falar de nossos filhos, netos, sobrinhos, pais..      Que gostoso é ver o amor deles com suas famílias, e sempre que não resisto e posto algo bem meloso sobre minha filha, vou ter vários cliques desses amigos curtindo comigo.


      Enfim, a intenção aqui foi somente de compartilhar  pensamentos em uma manhã em que o Filipe Massa ficou mal na fórmula 1, 16º lugar na largada da corrida de amanhã.. aiaiai.. e sei que alguns de meus amigos vão postar algo e vamos sofrer juntos !!!

Nenhum comentário: